quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

BIOGRAFIA DOS PALESTRANTES

Conheça a biografia dos palestrantes que estarão presentes no 1˚ Congresso Internacional do Livro Digital

MICHAEL SMITH

          Com mais de 20 anos de experiência no setor livreiro, Michael Smith, é considerado uma das fontes mais preparadas para falar das novas tecnologias para o setor. Diretor executivo do Fórum Internacional de Publicações Digitais (IDPF na sigla em inglês), entidade que reúne a indústria de publicações digitais (e-book), ele também tratará da adoção das normas do IDPF para leitura eletrônica e seus produtos durante o Congresso Internacional do Livro Digital.

         “Estamos vivendo um momento emocionante na evolução do mercado de livros e vou dedicar minhas energias nesse sentido”, disse Michael Smith. O executivo afirma que está ansioso para trabalhar com as partes interessadas da comunidade livreira para o desenvolvimento de novos padrões, modelos de negócios e uso, reforçando as experiências de leitura eletrônica para os consumidores de todas as idades.
         No início deste ano, o IDPF publicou seu primeiro material para estabelecer um formato padrão para os arquivos, aliviando muitos dos problemas de interoperabilidade anteriores. Além disso, também tratou das questões que afetam a produção da indústria eBook e seus clientes.


PABLO ARRETIA GOMES

         Fundador e principal executivo do Monitor Capacitação Digital, o colombiano presta consultoria para empresas como Macromedia, Adobe, Wacom e Nokia. Desde que abriu uma conta de e-mail, depois de terminar seus estudos na Faculdade de Arquitetura da Universidade dos Andes, em 1994, ele percebeu que esse novo meio de comunicação seria altamente eficaz para seu país. Poucos meses depois, ele foi encarregado de criar o site oficial da Universidade.
         Em 1997, entrou em contato com a Macromedia e logo a empresa norte-americana lhe ofereceu um emprego, representando o departamento de capacitação naquela região. De lá para cá, Gomez já viajou por toda a Colômbia e pelo continente americano para difundir as ferramentas da companhia e também para saber como está a cultura digital nas cidades.
         Paralelamente, Gomez atua, desde 2000, como professor na Pontifícia Universidade Xavieran, em Bogotá; na Faculdade de Comunicação, onde possui três cadeiras relacionadas com a criação digital, e também na Faculdade de Arquitetura, onde o cruzamento entre a tecnologia digital, urbanismo e design são analisados. 

         Leitor incansável desde a infância, o acadêmico vem ampliando a gama de formatos para leitura, em função de suas viagens e de sua habilidade tecnológica. Com isso, tem experimentado diversas ofertas editoriais e vê nisso um desafio, tanto para indústria como para sociedade. Com sua vasta experiência, Gomez deve ajudar a enriquecer ainda mais as discussões durante o Congresso Internacional do Livro Digital.


ARANTXA MELLADO

          A mexicana Arantxa Mellado, advogada atuante no mercado editorial, confirmou presença no Congresso Internacional do Livro Digital. Responsável pela criação da “ediciona.com”um dos mais importantes espaços virtuais de encontro do mundo literário com mais de 7 mil usuários – dedica-se a uma empresa de serviços editoriais, o que permitiu vislumbrar as oportunidades de negócios a serem exploradas pelo setor. Uma delas é a necessidade de um espaço especializado dentro da web onde os profissionais de edição pudessem se comunicar e trocar informações. “A idéia é unir, através da Internet, conhecimento e colaboração, formando uma enorme equipe interdisciplinar de profissionais dispostos a compartilhar experiências”, diz.
          Mellado dirigiu também o departamento editorial Emecé e Salamandra e fundou a Borealia, empresa de serviços editoriais que produziu dezenas de livros para vários editores.



ANIBAL BRAGANÇA

          O português radicado no Brasil, Anibal Bragança é mais um palestrante confirmado no Congresso. Bacharel em História pela Universidade Federal Fluminense (1975), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2001), atualmente Bragança é professor associado da Universidade Federal Fluminense, no Departamento de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, do Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS).
          Coordena também o Núcleo de Pesquisa do Livro e da História Editorial no Brasil e é avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Foi Diretor Científico do GT Produção Editorial, Livro e Leitura e coordenou o Núcleo de Pesquisa Produção Editorial da INTERCOM (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação).



DIANE SPIVEY


          A diretora de Contratos e Direitos Autorais da Little Brown Group Bookeditora que publica os livros de Stephanie Meyer, autora da saga 'Crepúsculo' – deve contribuir bastante com os debates, mostrando novas formas para se lidar com direitos autorais no futuro. Diane atua na área do livro há trinta anos e já trabalhou em empresas como Simon & Schuster UK, Harrap, Methuen, e Hodder and Cassel.


SERGIO VALENTE
         
          Aos 45 anos assumiu a presidência da DM9DDB em 2005. Formado em Engenharia Civil e Administração de Empresas, começou na carreira de propaganda aos 21 anos, em Salvador. Após 5 vezes na lista dos redatores mais premiados no Norte/Nordeste, mudou-se para São Paulo em 1992. Na DM9 participou da criação de campanhas memoráveis para clientes como a cerveja e guaraná Antarctica, o "i" digital do Banco Itaú e o lançamento da marca Telefônica no Brasil.


FREDRIC LITTO

          Fredric Litto nasceu nos Estados Unidos, tem 64 anos e é professor da Escola de Comunicação e Artes da USP, desde 1971, quando veio para o Brasil. É coordenador científico da Escola do Futuro, um laboratório de pesquisa que investiga as novas tecnologias de comunicação em aplicações educacionais (www.futuro.usp.br) e presidente da Associação Brasileira de Ensino a Distância.
          Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Comunicação Mediada por Computadores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, aprendizagem, temática, repositórios digitais e novas formas de trabalhar.


SILVIO MEIRA

            Possui graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1977), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (1981) e doutorado em Ciência da Computação - University of Kent at Canterbury (1985). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Ciências da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando nos seguintes temas: reuso de software, sistemas de informação, software livre, redes sociais, performance, métricas e qualidade em engenharia de software.             É Cientista-chefe do CESAR – Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife. Atuando desde 1996, o CESAR  interliga centros de inovação numa rede de conhecimento que realiza projetos de desenvolvimento conectados ao futuro, com qualidade e agilidade.


GUY GERLACH 
          
            Presidente da Pearson Education do Brasil desde 2002. Exerceu o mesmo cargo na Macmillan Publishers, Argentina, e foi diretor regional da Heinemann para a América Latina. Iniciou sua carreira no Brasil como professor e, há 25 anos, atua em editoras educacionais, sempre ligado ao mercado brasileiro. Em 2005, sob sua direção, a Pearson lançou a Biblioteca Virtual, um acervo de livros universitários digitalizados que podem ser acessados via Internet. Hoje é adotada por várias das principais instituições de ensino superior do país.


JORGE CARNEIRO

            Engenheiro de produção da UFRJ é diretor do grupo Ediouro, SNEL e CBL.


ROSELY BOSCHINI

            É formada em Arquitetura, com pós-graduação em Gestão Empresarial. Fez o intercâmbio Executive Program AOTS, no Japão, e especialização em Administração Geral para Executivos na FGV. É sócio-fundadora da Editora Gente, em São Paulo. Assumiu a presidência da Câmara Brasileira do Livro (CBL) em março de 2007 e foi reeleita em 2009.
            É a primeira mulher a desempenhar essa função.





   

domingo, 21 de fevereiro de 2010

DEFINIDA A AGENDA DO 1˚ CONGRESSO INTERNACIONAL DO LIVRO DIGITAL

De 29 a 31 de março acontece em São Paulo, no Hotel Maksoud Plaza, o 1˚ Congresso Internacional do Livro Digital, promovido pela CBL - Câmara Brasileira do Livro, em parceria com a Frankfurter Buchmesse e da Imprensa Oficial.
Especialistas do mundo inteiro estarão na cidade para debater os novos rumos do negócio do livro, as oportunidades junto a um potencial imenso de leitores, as questões de direitos autorais, as novas mídias, entre outros assuntos que surgem nesse novo universo do livro digital.

Confira a agenda:

DIA 29 DE MARÇO

- Boas vindas e cadastramento de participantes
- Palestra de abertura
- Coquetel entre os participantes


DIA 30 DE MARÇO

- Cadastramento dos participantes e palestras com:


Arantxa Mellado (Espanha) - como usar as ferramentas de mídia social no mercado do livro

Michael Smith (Canadá) - mapeamento de mercado: formato e players

Diane Spivey (Inglaterra) - Os contatos de amanhã: como lidar com os direitos autorais no futuro

Pablo Arrieta Gomes (Colômbia) - Atenção: o que foi concluído até agora?

Patricia Arancibia- Canais de Distribuição

Todos os palestrantes - Chegamos ao ponto de desequilíbrio?


DIA 31 DE MARÇO

O futuro do livro como meio de comunicação e educação. Apresentação da pesquisa sobre o hábito do consumidor do conteúdo digital. E o Brasil nesse contexto? O futuro já chegou? Palestrantes: Aníbal Bragança (Núcleo de Pesquisas sobre Livro e História Editorial no Brasil/UFF), Rosely Boschini ( presidente da CBL), Hubert Alquéres ( Imprensa Oficial), Sergio Valente (DM9)  Fredric Michael Litto (ABED/ECA/ Escola do Futuro- USP), Guy Gerlach ( Pearson Education) e Jorge Carneio ( Editora Ediouro).