quarta-feira, 24 de março de 2010

ENTREVISTA - PATRÍCIA ARANCIBIA


Patricia Arancibia, da "Barnes&Noble",  estará participando do 1ºCongresso Internacional do Livro Digital, de 29 a 31 de março em São Paulo, abordando o tema: criação, conversão e distribuição-desenvolvendo uma estratégia para livros digitais.

É a sua primeira vez no Brasil? Como você pensa sobre sua participação na primeira conferência brasileira sobre o livro digital?

Eu fui a muitas vezes ao Brasil. Estou feliz em participar da conferência e entrar em contato com o mercado brasileiro. 

Qual a sua opinião sobre a questão dos direitos de publicação de e-books?
As livrarias  podem incentivar os editores na obtenção de direitos digitais para territórios e em formatos tantos quanto possíveis. Parece-me essencial que os editores construam um futuro digital para o seu negócio.

Como os editores estão trabalhando isso?
Muitos editores estão preocupados em tranquilizar os autores que têm dúvidas sobre como mover a sua carreira no mercado digital de livros impressos.
   
O que você pensa sobre o mercado de e-books em seu país e no mundo?
O mercado do livro eletrônico é uma evolução na década, mas no ano passado, explodiu. Vendas do eBook nos EUA subiram 261% em 2009 comparado a 2008. E é só o começo. Menos de 3% dos leitores lêem  ebooks, mas o crescimento é exponencial quase que  diariamente. É um mercado que parece estar explodindo em todo o mundo. Digitalização de processos e modelos possíveis e comercialização estão começando a ser estudados em todos os continentes. Uma confluência de desenvolvimentos de hardware, software e canais de comercialização geralmente tornam o produto mais atrativo e mais fácil de levar livros para leitores de todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário