O Brasil tem 95 milhões de leitores, sendo que cada brasileiro lê em média 4,7 livros por ano. Um total de 77 milhões não tem hábito de ler livro algum. Em relação a livros digitais, 3% disseram já ter tido acesso.
Uma outra pesquisa sobre conteúdo digital foi realizada com um grupo de leitores de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife. Esses leitores, de 16 a 40 anos costumam frequentar livrarias e pertencem as classes A e B. Eles consideram a livraria o principal canal de distribuição e gostam muito de Megastores. As mulheres costumam comprar por impulso enquanto os homens pesquisam o preço nas livrarias para depois decidirem pela compra no local ou pela internet. A princípio, o livro dentro de um computador ou notebooks foi rejeitado por problemas com luminosidade, bateria, dificuldades para anotações e impressão.
O dado mais interessante da pesquisa veio com a pergunta: Quanto você pagaria por um livro digital? O resultado foi: ¼ do atual preço de capa de um livro impresso, ou seja, se uma obra impressa custar R$80,00 na livraria, o leitor pagará R$20,00 pela mesma obra digital.
Também foi feita a pergunta: Você pretende comprar livros digitais? Quase a totalidade dos entrevistados respondeu que NÃO. A principal alegação foi a de que o que está na internet é gratuito. Assim como com as músicas, a opção será baixar de algum lugar. Os entrevistados disseram que só comprariam livros digitais se as editoras apresentarem novos atrativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário